Apostolado nos lares – como surgiu

As maneiras de fazer o “Apostolado nos Lares” ou em peregrinação visitando os irmãos, vivenciando as “obras de Misericordia” 1º-  a)Conforme o pedido de Nossa Senhora a Irmã Pierina, visitando cada Terça- Feira o Santissimo Sacramento fazendo uma hora de reparação. Este é o  pedido no qual , acolhendo a Santa Medalha da Sagrada Face […]

As maneiras de fazer o “Apostolado nos Lares” ou em peregrinação visitando os irmãos, vivenciando as “obras de Misericordia”

1º-  a)Conforme o pedido de Nossa Senhora a Irmã Pierina, visitando cada Terça- Feira o Santissimo Sacramento fazendo uma hora de reparação. Este é o  pedido no qual , acolhendo a Santa Medalha da Sagrada Face e fazendo a Novena em honra à Sagrada Face de JESUS, buscando a Comunhão nos Sacramentos da Santa Madre Igreja inclinamos o nosso ser em obediência a DEUS que no- lo pediu através de sua Mãe Maria Santíssima.  

        b)Das visitas a Nosso Senhor Sacramentado é que brotam as visitas a Ele mesmo na pessoa dos que enfermos ou por motivos diversos não podem comparecer ou não vão até sua presença, se não forem buscados. Uma só é a obediencia: Reparação à Sagrada Face de JESUS.

        c)Este gesto de levar a propagação e a obra da divulgação do “Apostolado da Sagrada Face de JESUS” podem ser conforme a disponibilidade das pessoas que desejam fazê- lo. Há os que o fazem juntos uma vez por semana, ou mesmo os que organizam a visita de 30 casas passando a capelinha da Sagrada Face de JESUS em visita às famílias, e estas passando adiante para a próxima e assim cada família se torna uma divulgadora.

         d)Mas na Festa própria da Terça de Carnaval, fica a divulgação de todos quanto possam estarem unidos no proposito pedido por DEUS nesta obra de reparação.

2º- a)- No gesto de amor à JESUS Crucificado, ao nosso DEUS, seremos os seus cálices que de sua presença Santa nos Sacrários repletos de suas bênçãos e misericórdias, delas seremos pela nossa voz, por nossos pés, nossos ouvidos e pelo nosso coração em DEUS mergulhados, levaremos o mesmo Dom que recebemos aos que precisam, aos que não podem estar ali, diante dos Sacrários e que tanto almejariam isto se lhes fosse dado tal oportunidade. Então como ouvimos na Santa Palavra, devemos ao beber nós a água da vida, sermos em DEUS estas renovadas fontes que jorram para a Vida Eterna. Daí surge o gesto do “Apostolado nos lares” que são os fiéis que sentem a vocação e o chamado à contemplação da Divina Face de DEUS e desejam tornar conhecido os seus Pedidos com as graças prometidas. Tudo o que estes fiéis levam aos demais, deve partir do Divino Mestre escondido no Santíssimo Sacramento.  Quantos destes momentos se transformam em momentos de alegre ação de graças, desejos de conversão e o encontro do conforto em tantas dores aqueles que ao meditar sobre a Sagrada Face de JESUS, sentem- se nele confortados e fortalecidos para carregarem as suas cruzes de cada dia.

Terço-Da-Sagrada-Face-Canção-Nova-12

Como Surgiu o Gesto de rezar o Terço da Sagrada Face de JESUS em Apostolado Nos lares e em todos os lugares

Num pequeno grupo de pessoas muito simples e pequenas, assim que receberam a informação da existência do “Terço da Sagrada Face de JESUS”,  e sem terem consigo a Imagem do Santo Sudário, pois a muitos anos atrás não dispunham meios de material e conhecimento como hoje é possível pelos meios de divulgações atuais, abraçavam o crucifixo e rezando choravam pelas dores e as feridas que contemplavam com muito amor. Mas encontravam- se em algumas casas umas faces em gesso do Rosto de Jesus coroado de espinhos, e as pessoas a colocavam na parede. Antigamente era comum esta piedade de muitas pessoas, e assim mesmo, eram ali postas na parede, mas sujas ou esfoladas e desbotadas pelo tempo e sem muitas atenções.

Mas, ocorreu que neste pequenino grupo de pessoas, mulheres com suas crianças, idosos fervorosos, ao receberem o folhetinho de um xerox meio desbotado com a Face de JESUS e a descrição do Terço da Sagrada Face, como se divulga nesta obra, estas pessoas receberam a graça de DEUS, de abrirem os olhos dos corações e suas almas deixavam- se trespassar pelas meditações, pelas contas do terço e um amor inexplicável à Santa Face de JESUS, fazia bater mais forte o coração de todos. Era como ficar inebriados do vinho do Espírito Santo, cada momento as coisas se tornavam claras em meio a tanto amor. E por amor, por desejo de estar em união, numa mesma fé e desejo da alma, sentiram vontade de rezar juntos mais vezes. E aí começaram as faces , fossem de gesso, ou de papel, ou de madeira, ou os crucifixos, iam saindo das paredes, iam sendo restauradas, pintadas ou limpadas. Até que nos corações ecoou a Voz de Nosso Senhor JESUS CRISTO que pediu que aquele gesto, não cessasse, porque se sentia muito amado e consolado sendo levado com tanta humildade e simplicidade pelos pequenos aos demais. Foi assim que começou- se o gesto do “Apostolado nos Lares”. Mas não sabiam que este gesto iria se multiplicar. Maravilhosamente o próprio Senhor conduz e abençoa todos os esforços, até os mais pequeninos e escondidos, pois Ele não olha a nossa fraqueza, mas o nosso coração. 

Foi num destes encontros de amor, podemos assim dizer dos filhos pequeninos com Nosso Senhor pela veneração à Sua Adorável Face, que inspirou o Senhor ao coração de uma das fervorosas mulheres, que ao rezar o terço, em cada conta do Mistério, onde meditava- se as Santas Chagas de JESUS, que passasse aquela simples Face moldada em gesso, de mão em mão, e que cada uma a contemplasse sem pressa e fizesse suas intenções e agradecimentos, pois Ele o Nosso Senhor, a revestiria com a Sua Face viva e olharia diretamente para quem lhe contemplasse, pois para ele tudo seria possível.

Assim se fez, rezava- se contemplando no primeiro mistério as Chagas das Mãos , no segundo mistério as chagas dos pés, o terceiro mistério a Chaga do Coração Puro e Trespassado, no quarto mistério a Chaga do Ombro ferido, no quinto mistério as Feridas da Sagrada Face coroada e ensanguentada, e nas continhas dizia-se com muita piedade, Ó Sagrada Face de JESUS, compadecei- Vos de nós, e do mundo inteiro!

Quantas graças eram testemunhadas, o Céu abriu- se toda vez que rezou- se o Terço, era um encontro pessoal com o Divino Redentor, da Face das almas diretamente para sua Face de Amor. Tantas foram as graças recebidas que com o passar dos anos, tantas coisas na vida de todos vieram como ocorre com todos na humanidade, muitos iam e vinham, mas a Sagrada Face sempre permaneceu presente com seu desígnio e serenidade em cada um, qual um verdadeiro rio a conduzir as torrentes de águas vivas que levam a vida do Senhor por onde passasse.

Não se conhecia a principio o Hino da Sagrada Face, como hoje é conhecido e por muitos entoado com tanto amor. E num destes encontros maravilhosos para a reza deste terço como de costume, em um certo dia dois irmãos apresentaram ao humilde grupo de oração o Hino que haviam quando bem pequenininhos cantado e aprendido com a querida avozinha no passado, e que ela cantava este hino durante as orações da Via- Sacra muitas das vezes lá pelos tempos de muito antigamente. o Hino é tão antigo, que perdeu-se no tempo, em nenhum livrinho, nem mesmo os mais antigos, se achava mais. Não se sabe de que época é, nem quando foi composto na Santa Igreja. Mas, por dadiva de DEUS tão misericordioso, não deixou apagar na memoria tão lindo cântico. E que honra aos tão pobres filhos, nada sabiam, nada fizeram por merecer, mas é como se o próprio Salvador colocasse em nossos lábios o Hino que ele queria ouvir da Humanidade inteira. Ele o guardou pelo tempo através daquela avozinha que ninguém sequer sabe o nome e nem a conheceu, mas ela ao guardar na mente e no coração a tão terna devoção à Sagrada Face de JESUS, aprendeu e guardou seu santo Hino e o ensinou aos seus netinhos queridos.

Hoje, são muitos que conhecem e cantam o Hino desconhecido de um Senhor tão conhecido de todos nós mas ainda tão pouco amado pelos seus que veio redimir e salvar.

obs… a letra e a musica deste Hino de que se menciona aqui está na categoria de “Musica” na página principal deste site, inteiramente à gloria da Sagrada Face de JESUS dedicado.

“Fazei Senhor, resplandecer a Vossa Face sobre nós!”                                 

                                                    LEVAI AVANTE O MEU APOSTOLADO                                                        (Extraído do livro: Os apóstolos da Sagrada Face)

 

Meus doces filhos, Eu o Senhor das vossas vidas, Jesus Cristo, vosso Rei, Redentor, Libertador, venho com minhas mãos tocar sobre cada um de vós, e trazer para vós a libertação. Basta que invoqueis o meu nome Santo, e em vós farei a minha habitação. Mas em verdade, em verdade, Eu vos digo, que para invocar o Meu Nome, é preciso que vossa voz seja como uma fonte de água límpida e cristalina, que não tenha nenhuma mancha, nenhuma represa e que ela jorre sem cessar das fontes do Meu Amor que é a fonte do próprio Espírito Santo de Deus. Meus filhos, mais uma vez o Amor vos chama a um Colóquio íntimo e profundo de Coração para Coração. Eu venho aos vossos corações e trago ao Meu Coração todos os vossos corações. Em Mim sois estrelas que brilham. Trilhais em Mim, para que por meio de vós Eu possa refulgir de Mim mesmo, àqueles que ainda não Me conhecem, muito embora, às vezes, até pronunciem Meu Nome. Digo-vos que o Meu Amor tem sede de cada um de vós. Desejo-vos por inteiro, por isso vos busco em cada momento, até mesmo dormindo o vosso sono poderia me ser mais agradável se vós o oferecêsseis, e o consagrásseis a Mim com o fim da glória do Meu Nome. Desejo transformar em constante vigília todo o vosso viver, para que cada pulsar do vosso coração seja um motivo para Eu também derramar sobre vós e o mundo, o abundante manancial de graças que emanam do Meu Sagrado Coração. Venho colocar sobre vós a coroa que só há em meu próprio Coração. Coloco em vós a coroa da vida eterna, faço de vós os bem-aventurados, aqueles nos quais faço brilhar os reflexos da Minha Aliança. Traço em vossos corações aquilo que sou, por isso levará de Mim aquele que Me ouve, mas permanecerá em Mim, aquele que praticar as Minhas palavras. Eu peço que não demoreis a viver as Minhas Palavras, porque o mundo tem urgência de que as transmitais, na vossa vida de conversão, no vosso testemunho de pureza, na vossa busca pela inocência, porque vós caminhais com o Senhor três vezes Santo, e muito pouco vigiais sobre a vossa conduta. Eis que já é chegada a hora do Meu Retorno Glorioso e vós ainda nem sabeis dizer MARANATHÁ vem logo Senhor Jesus. Mas hoje Eu venho abrir as vossas bocas, para que sigais com esperança nos vossos corações, porque Eu o Senhor Ressuscitado caminho sempre convosco, dando forças ao vosso coração, iluminando-vos a estrada por onde caminhais, fazendo-Me a vossa própria estrada. Por isso venho tirar dos corações daqueles que Me crerem firmemente, tiro de vós o temor. Temei à Deus, não vos preocupeis com o futuro, não vos entregueis tanto pelas coisas materiais, porque Eu vos digo que não levareis nenhuma só pedra preciosa, não levareis nenhum tijolo, não levareis nada meus filhos, apenas levareis os vossos corações ao Pai. No dia em que realmente Eu Vos chamar para eternidade, vós passareis pelas portas das Minhas Santas Chagas, se diante delas tiverdes ouvido e cumprido as Minhas Palavras. Por isso é que Eu estou descortinando diante do mundo o que é o Meu Amor, porque não há como entender o Meu Amor se vós não souberdes sequer olhar para como Eu o demonstrei, que foi através do Meu Preciosíssimo Sangue derramado na Cruz, que foi quando passei por vós a Minha dolorosa Paixão. Por isso coloco para vós aquilo que Sou. Coloco diante de vós essa Face que é só Amor, essa Face que na Cruz pronuncia suas Sete Palavras, essa Face que Aplaca, que apresenta diante do Pai todo o Sacrifício, toda a Obra da Redenção e apresenta cada um de vós. Meus filhos, é esta Face o Cálice de Amor onde sois nela submergidos. Por isso amai-A, honrai-A, adorai-A, não estareis fazendo nada mais, do que a vossa vocação de amor diante de Mim. Como os Anjos brilham no Céu, vós sois as minhas estrelas, que brilhando no Meu Sagrado Coração, sereis aqui na terra, tochas vivas que transmitirão de Mim mesmo a todos aqueles que tem sede de Mim, mas que não sabem Me encontrar. Eu vos amo com um amor eterno, vós muitas vezes Me amais com um amor temporal. Eu rompo o tempo e convosco permaneço através do Meu mistério no Pão e no Vinho. Para Mim não existe o passado, o Meu Amor é o mesmo ontem, hoje, sempre. Busco-vos, conduzo-vos e quero ver-vos todos na casa de Meu Pai. Por isso, Eu Me fiz a vossa morada, assim como Eu vim para fazer a Minha morada em vossos corações. O Meu Amor vos solicita, vinde mais aos pés da Minha Cruz, meditai mais as Minhas Chagas, levai avante o Meu Apostolado. Permanecei firmes no Meu Amor e em vós Eu confirmarei tudo aquilo que o Pai deseja, como um dia o solicitou a Moisés, aos seus Profetas, aos seus Apóstolos, e agora a vós os Apóstolos dos últimos tempos, dos últimos dias. A todos Eu abençoo, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

“ Assim como em qualquer reino, tendo uma moeda, para levar a preciosa imagem da Santa Face na alma, tudo o que é necessário para a salvação será obtido nesta vida”.

Oração Em Honra da Santa Face
(por St. Teresa do Menino Jesus)
Ó Jesus, que na Vossa cruel Paixão Vos tornastes o opróbrio dos homens e o homem de dores, eu venero o Vosso divino rosto, onde se espelhavam a beleza e a doçura da divindade convertido agora por amor de mim como no rosto de um leproso ! Mas debaixo dessas feições desfiguradas reconheço o Vosso amor infinito e desfaleço como o desejo de Vos amar e de Vos fazer amar por todos os homens. As lágrimas, que em tanta abundância correram de Vossos olhos, são para mim outras tantas pérolas preciosas, que eu desejo recolher para com seu valor infinito comprar as almas dos desditosos pecadores.
Ó Jesus, já que a Vossa adorável face arrebata o meu coração, suplico-Vos que imprimais na minha alma a Vossa semelhança divina e me inflameis no Vosso amor, para que possa chegar a contemplar no Céu a Vossa gloriosa Face. Assim seja.

Ficai sempre conosco ó Senhor!

“Junto de vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; por vossa justiça, livrai-me! 3.Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. Sede para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza bem armada para me salvar. 4.Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir, por amor de vosso nome. 5.Vós me livrareis das ciladas que me armaram, porque sois minha defesa. 6.Em vossas mãos entrego meu espírito; livrai-me, ó Senhor, Deus fiel.* 7.Detestais os que adoram ídolos vãos. Eu, porém, confio no Senhor. 8.Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada. 9.Não me entregastes às mãos do inimigo, mas alargastes o caminho sob meus pés. 10.Tende piedade de mim, Senhor, porque vivo atribulado, de tristeza definham meus olhos, minha alma e minhas entranhas. 11.Realmente, minha vida se consome em amargura, e meus anos em gemidos. Minhas forças se esgotaram na aflição, mirraram-se os meus ossos. 12.Tornei-me objeto de opróbrio para todos os inimigos, zombaria dos vizinhos e pavor dos conhecidos. Fogem de mim os que me vêem na rua. 13.Fui esquecido dos corações como um morto, fiquei rejeitado como um vaso partido. 14.Sim, eu ouvi o vozerio da multidão; em toda parte, o terror! Conspirando contra mim, tramam como me tirar a vida. 15.Mas eu, Senhor, em vós confio. Digo: “Sois vós o meu Deus”. 16.Meu destino está nas vossas mãos. Livrai-me do poder de meus inimigos e perseguidores. 17.Mostrai semblante sereno ao vosso servo, salvai-me pela vossa misericórdia. 18.Senhor, não fique eu envergonhado, porque vos invoquei: Confundidos sejam os ímpios e, mudos, lançados na região dos mortos. 19.Fazei calar os lábios mentirosos que falam contra o justo com insolência, desprezo e arrogância. 20.Quão grande é, Senhor, vossa bondade, que reservastes para os que vos temem e com que tratais aos que se refugiam em vós, aos olhos de todos. 21.Sob a proteção de vossa face os defendeis contra as conspirações dos homens. Vós os ocultais em vossa tenda contra as línguas maldizentes. 22.Bendito seja o Senhor, que usou de maravilhosa bondade, abrigando-me em cidade fortificada. 23.Eu, porém, tinha dito no meu temor: “Fui rejeitado de vossa presença”. Mas ouvistes antes o brado de minhas súplicas, quando clamava a vós. 24.Amai o Senhor todos os seus servos! Ele protege os que lhe são fiéis. Sabe, porém, retribuir, castigando com rigor os que procedem com soberba. 25.Animai-vos e sede fortes de coração todos vós, que esperais no Senhor.” 
Salmos, 30 – Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/30/

Nós vos bendizemos e vos adoramos ó Sagrada Face de JESUS, na hora de vossa agonia e morte de Cruz nos redimistes e abristes o Céu para nós!
A PROPAGAÇÃO DA SAGRADA FACE, OS PAPAS RECOMENDARAM Muitas vezes durante o dia, troque um olhar com Ele! Todas as noites, reze 3 vezes o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória, contemplando Sua Divina Face. Sobre a propagação da Devoção a Sagrada Face, o Cardeal Gennari, em nome do Papa São Pio X às Carmelitas de Lisieux, disse: O Santo Padre deseja que esta imagem seja distribuída profusamente por todas as partes e que seja venerada em todas as famílias cristãs. Recomenda Sua Santidade a propagação de seu culto particularmente aos Excelentíssimos Senhores Bispos como a todos os Eclesiásticos e abençoa especialmente todos aqueles que se tornam seus propagadores. Neste sentido pronunciou-se também Pio XI dizendo: Em toda casa e em toda Igreja haja um quadro da Santa Síndone. Em 15 de março de 1957, o Papa Pio XII aprovou a propagação do escapulário e a festa, na Itália, já a 10 de janeiro de 1959 o Papa João XXIII estendeu a aprovação, concedendo a mesma permissão para todo o Brasil.
Santa terezinha do menino jesus e da sagrada face, rogai por nós!