Mistérios Dolorosos- em adoração no dia da Sagrada Face

Adoração Meditando os Mistérios Dolorosos do Rosário

Para dia de Retiro

Adoração Meditando os Mistérios Dolorosos do Rosário

Oferecimento:

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Santíssima Virgem Maria, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Queremos desagravar pelos pecados contra Vosso Coração Eucarístico, das ofensas à Vossa Face Adorável. Reparar pelas espadas que traspassamos o Coração de Vossa Santíssima Mãe. Oferecemos em Honra das gotas de Sangue derramadas na Vossa Paixão, pelas famílias, os doentes e agonizantes, os governantes do Brasil e de todo o mundo, pela Igreja: nossos Párocos, Ministros, leitores, todos os que servem o vosso altar, todos os movimentos e pastorais de nossas comunidades, pelo Apostolado da Sagrada Face e do Sagrado Coração em todo mundo. Recomendamos as crianças, os jovens e suas vocações, pelas almas do Purgatório, as de nossos entes queridos falecidos (silencio para dizer os nomes...), por nossos benfeitores, pelos que nos odeiam, pela conversão dos pecadores. Suplicamos que nos livreis das guerras, tempestades, violência, da fome, da sede, dos perigos do corpo e da alma. Suplicamos por todas as vitimas do aborto e por todos que lutam em defesa da vida, Livrai-nos de toda violência e calamidades, Consolai e socorrei os que sofrem e choram neste momento, por todos que nos pedem orações e pelos que precisam delas mesmo sem pedir.  

Graças e Louvores se dêem a todo momento…

PRIMEIRO MISTÉRIO- AGONIA NO HORTO

D- O Getsêmani, lugar onde as azeitonas eram prensadas e esmagadas. Lá JESUS também teve o Coração esmagado e o Espírito prensado ao ver o que ia sofrer. Como das azeitonas espremidas sai o azeite, do Corpo de JESUS brotou Suor e Sangue. Hoje da face eucarística de JESUS,  jorra para nos o preciso azeite que suaviza e curas as nossas feridas.

R- Face Eucarística de JESUS, nesta hora minha contemplação vos abraça e vos faz companhia. É em reparação que adoro neste Sacramento adorável as gotas de sangue que Vos banhou a Face, por mim, e por todos os pecadores. Fortalece em mim o que vês que eu preciso para eu nunca esquecer o Vosso Sacrifício de amor por mim, pois se eu não Vos seguir desde o Getsêmani onde começas Vossa Paixão como permanecerei convosco até a Cruz? Eis-me aqui Senhor, fazei de mim a Companhia que Vos agrade e nunca Vos abandone.

(momento de silencio…  Não tenhamos pressa para encerrarmos este momento, mas cada minuto seja sereno e profundo, quem não sobe um degrau da escada não alcança o outro, é preciso entrar no Mistério para em seguida seguir onde JESUS nos chamou.    olhe nos olhos de JESUS, seu olhar é para o Pai, permitamos nossa alma ver com os olhos da fé o olhar Divino…)

Canto: CRISTO AMIGO (ou outro à escolha)

Cristo amigo, Cristo irmão,
a paz invade meu coração. Vossa presença
Se faz sentir, humildemente venho pedir:
Purificai Senhor, as minhas mãos,
Santificai Senhor meu coração.
Minhas angústias acalmareis,
deixando em mim Senhor a vossa paz.

Pai Nosso      10 Ave Maria      Glória

SEGUNDO MISTERIO- A FLAGELAÇÃO DE JESUS

Estando piedosamente recolhida em oração, Irmã Maria Madalena, da Ordem de Santa Clara, recebeu a visita de nosso Senhor, dizendo que gostaria de revelar-lhe as “quinze dores secretas de Sua Dolorosa Paixão”.

(Ler com pausa, fazer breve silencio entre as meditações. Estaremos conversando com JESUS. Ele mesmo nos contará o que lhe aconteceu.)

  1. Amarraram os Meus pés com uma corda e arrastaram-Me, por uma escada abaixo, para uma cave (sub-solo) fedorenta e imunda.
  2. Despojaram-Me das Minhas vestes e com pontas de ferro cobriram o Meu Corpo de Chagas.
  3. Ataram uma corda em volta do Meu Corpo e arrastaram-Me pelo chão, de uma ponta a outra da cave.
  4. Ligaram-Me a uma trave de madeira e nela Me deixaram suspenso, até que escorregasse e caísse por terra. Esse sofrimento fez jorrar dos Meus olhos lágrimas de Sangue.
  5. Fixaram-Me a uma estaca e martirizaram-Me com todas as espécies de armas, varando-Me o Corpo, atirando-Me pedras e queimando-Me com brasas e archotes.
  6. Atravessaram-Me com sovelas e agulhas, arrancando, em vários lugares, a pele e a carne de Meu Corpo e das Minhas veias.
  7. Amarraram-Me a uma coluna e colocaram Meus pés sobre uma chapa metálica incandescente.
  8. Coroaram-Me com uma coroa de ferro e vedaram os Meus Olhos com trapos repugnantes.
  9. Assintaram-Me sobre uma cadeira cheia de pregos aguçados que abriram profundos buracos em Me Corpo.
  10. Aspergiram Minhas Chagas com resina e chumbo fundido e lançaram-Me da cadeira abaixo.
  11. Para vergonha Minha e Meu suplicio cravaram agulhas e pregos nos furos da Minha barba, já violentamente arrancada.
  12. atiraram-Me sobre uma cruz, à qual Me amarraram com um corda, pés e mãos, com uma tal força e dureza, que estive a ponto de ser asfixiado.
  13. Espinharam-Me a Cabeça. Um deles pôs-Me o pé sobre o peito e atravessou-Me a língua com um espinho de Minha coroa.
  14. Colocaram as mais horríveis imundícies em Minha Boca.
  15. Fizeram recair sobre Mais uma torrente de injúrias infames, ligaram-Me as Mãos atrás das Costas e conduziram-Me para fora da prisão, batendo-Me e vergastando-Me vezes sem conta.                                           (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).

Canto: despojou-se de si

 Meu Senhor despojou-se de si sendo Deus, se fez homem se entregou e morreu numa cruz. Meu Senhor, para salvar a mim e meus irmãos, se humilhou, veio ao mundo e das trevas fez luz.

Eu te amo sou louco de amor por ti, meu Jesus. Tu és minha paz, minha luz, meu Deus e meu bom pastor. Eu te amo sou louco de amor por ti, meu Jesus. Tu és minha paz, minha luz, meu Deus, meu Senhor.

Meu Senhor, que tudo criou por amor, não foi recebido pelo povo seu. Lá na cruz, pede ao pai que perdoe aos cruéis, que não sabem que matam o filho de Deus.

Meu Senhor, cumpriu a promessa, nos deu, o Espírito Santo da parte de Deus. Foi à casa do pai prepara-nos lugar, pra levar-nos consigo ao reino dos céus.

Pai Nosso      10 Ave Maria      Glória

TERCEIRO MISTÉRIO- A CORAÇÃO DE ESPINHOS

Coroam Nosso Senhor de espinhos. Isso foi da própria iniciativa dos soldados. Tecem uma coroa de espinhos. Que espinhos deveriam ser aqueles para que pudessem servir de escárnio, pudessem servir de desprezo? Espinhos que são colocados na cabeça de Nosso Senhor Jesus Cristo, cabeça Sagrada, cabeça Sacrossanta, cabeça Divina. Ali é colocada essa coroa. E eles ainda vão dar golpes; tão terrível era a coroa, tão cheia de espinhos, que eles não usam as próprias mãos para ajustá-la à cabeça de Nosso Senhor Jesus Cristo, usam uma cana, um pedaço de pau, e dão golpes para fazer com que a coroa penetre ao máximo na cabeça dele. Se não bastasse,  ainda colocam uma cana, que deveria ser desprezível, risível; colocam-na na sua mão direita, para dar idéia de que Ele é “rei”. Mas não param nisso; eles ainda o esbofeteiam, ele cospem nele,  enchem Nosso Senhor Jesus Cristo de escarros. É possível um sofrimento mais terrível da parte de Nosso Senhor? Ele aceita tudo isso com inteira humildade, e os soldados não param aí, continuam dizendo “salve ó rei dos judeus!”

R- Aceite esta meditação em desagravo pelas ofensas de toda a humanidade e pelas que eu mesmo cometi

 contra Vós. Jamais me esqueça de Vós JESUS, coroado de espinhos para lembrar-me o quanto eu devo ser humilde e combater em mim as paixões que me levaram a cravar  em Vós tantos espinhos

CANTO:  Neste canto é JESUS quem conversa conosco, meditemos nas palavras…

1 – Todo aquele que comer do meu Corpo, que é doado, / todo aquele que beber do meu Sangue derramado / e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, / nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.

Refrão: Eis que sou o Pão da Vida, / eis que sou o Pão do Céu; / faço-me
vossa comida, / Eu sou mais que leite e mel.

2 – O meu Corpo e meu Sangue são sublimes alimentos, / do fraco
indigente é vigor, do faminto é o sustento. / Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, / do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.

3 – Eu sou o caminho, a vida, água viva e a verdade. / Sou a paz e
a luz do mundo, sou a própria liberdade. / Sou a Palavra do Pai, que entre vós habitou, / para que vós habiteis na Trindade onde estou.

4 – Eu sou a Palavra viva que sai da boca de Deus. / Sou a lâmpada
para guiar vossos passos, irmãos meus. / Sou o rio, Eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, / sou a água, sou a fonte, fogo que não se apaga.

Pai Nosso      10 Ave Maria      Glória

QUARTO MISTERIO DOLOROSO- JESUS LEVA A CRUZ NO CAMINHO DO CÁLVÁRIO

“Seguia então Nosso Senhor e Salvador, curvado sob o pesado fardo da cruz, cambaleando sobre os pés descalços e feridos, dilacerado e contundido pela flagelação e as outras brutalidades, exausto de forças, por estar sem comer, sem beber, nem dormir desde a Ceia, na véspera, enfraquecido pela perda de sangue, pela febre e sede, atormentado por indizíveis angústias e sofrimentos da alma”.

“O rosto estava coberto de pisaduras e sangue; cabelo e barba em desalinho e colados pelo sangue; o pesado fardo e o cinturão apertavam-lhe a roupa pesada de lã de encontro ao corpo ferido e a lã pegava-se-lhe às feridas reabertas. Em redor só havia ódio e insultos”. (extraído dos escritos da Serva de Deus: Anna Catharina Emmerich:) 

R- Ó Mãe das Dores, que sofrestes pelos sofrimentos de JESUS em Sua Paixão, Vos pedimos: Socorrei-nos, e dai-nos sincero arrependimento, fazer uma boa confissão; Ò Mãe ponde em nossa alma todos os frutos de vossas lágrimas, todos os benefícios de vossos sofrimentos, por Vossas graças, cada um de nós converta inteiramente. Que jamais saia do nosso coração a lembrança desta Santa meditação, mas nos leve a uma nova vida de Reparação unida ao Vosso Imaculado Coração

Canto: Tantos erros cometi

Perdão, Senhor, tantos erros cometi
Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti
-Perdão, Senhor pelos males que causei
Pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei
2XPiedade, Senhor, tem piedade, senhor
Meu pecado vem lavar com seu amor
Piedade, Senhor, tem piedade, senhor
E liberta minha alma para o amor

Perdão, Senhor porque sou tão pecador
Perdão, Senhor, sou pequeno e sem valor
Mas mesmo assim tu me amas
Quero então te entregar meu coração
Suplicar o teu perdão
– 2X

Perdão, Senhor, tantos erros cometi
Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti
Perdão, Senhor pelos males que causei
Pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei
2X

Perdão, Senhor porque sou tão pecador
Perdão, Senhor, sou pequeno e sem valor
-Mas mesmo assim tu me amas
Quero então te entregar meu coração
Suplicar o teu perdão
– 2X

Pai Nosso      10 Ave Maria      Glória

QUINTO MISTÉRIO- MORTE DE JESUS

“Quando Jesus, cheio de amor, Senhor de toda vida, pagou pelos pecadores a dolorosa dívida da morte; quando entregou, como homem, a alma a Deus seu Pai e abandonou o corpo, tomou esse santo vaso esmagado a fria e pálida cor da morte; o corpo tremeu-Lhe convulsivamente nas últimas dores e tornou-se lívido e os vestígios do sangue derramado das chagas ficaram mais escuros e distintos. O rosto alongou-se, as faces encolheram-se, o nariz ficou mais delgado e pontiagudo, o queixo caiu, os olhos, cheios de sangue e fechados, abriram-se, meio envidraçados.

         O Senhor levantou pela última vez e por poucos momentos a cabeça, coroada de espinhos e deixou-a depois cair sobre o peito, sob o peso dos sofrimentos. Os lábios lívidos e contraídos entreabriram-se, deixando ver a língua ensangüentada. As mãos, antes fechadas sobre a cabeça dos cravos, abriram-se; estenderam-se os braços, as costas entesaram-se ao longo da cruz e todo o peso do santo corpo desceu sobre os pés. “Os joelhos curvaram-se, tornando para um lado e os pés viraram-se um pouco em redor do prego que os trespassara”. (extraído dos escritos da Serva de Deus: Anna Catharina Emmerich:) 

T: Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão. Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como Vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades. Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, venha em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente Vos pedimos. Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e Vida, prometemos fiéis ao Vosso amor, seguir-Vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso precioso Sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição! Assim seja.

SENHOR, EU VOS AGRADEÇO POR TERDES MORRIDO NA CRUZ PELOS MEUS PECADOS! MEU JESUS, MISERICÓRDIA!

CANTO:  Ninguém Te Ama Como Eu

Tenho esperado este momento
Tenho esperado que viesses a mim
Tenho esperado que me fales
Tenho esperado que estivesses assim

Eu sei bem o que tens vivido
Sei também que tens chorado
Eu sei bem que tens sofrido
Pois permaneço ao teu lado

Ninguém te Ama como Eu
Ninguém te Ama como Eu
Olhe para a cruz, está é a minha grande prova
Ninguém te Ama como Eu

Ninguém te Ama como Eu
Ninguém te Ama como Eu
Olhe para a cruz, foi por ti, porque Te amo
Ninguém te Ama como Eu

Eu sei bem o que me dizes
Ainda que nunca me fales
Eu sei bem o que tens sentido
Ainda que nunca me reveles
“Tenho andado ao teu lado
Junto a ti permanecido
Eu te levo em meus braços
Pois sou teu melhor amigo.”

Ninguém te Ama como Eu
Ninguém te Ama como Eu
Olhe para a cruz, está é a minha grande prova
Ninguém te Ama como Eu/ Olhe para a cruz, foi por ti, porque Te amo
Ninguém te Ama como Eu

Ninguém te Ama como Eu
Ninguém te Ama como Eu

Pai Nosso      10 Ave Maria      Glória

 

Agradecimento

 

Infinitas graças vos damos, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:

 

Salve Rainha

 

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

 

 

Dai-nos a benção ó Mãe querida, nossa Senhora Aparecida…2x

Sobre esse manto, o azul do céu\ Guardai-nos sempre no amor de Deus
Sobre esse manto, o azul do céu/ Guardai-nos sempre no amor de Deus

 

 

Dai-nos a Paz ó Face amada, do meu JESUS e um Doce olhar 2x

-Anseia a corsa por água viva, assim minh alma, por ti meu DEUS\ Ela tem sede de ti DEUS VIVO,  quando verei a Tua Face.